quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Como ingressar nas Forças Armadas


Existem vários métodos para ingressar no Exército, Marinha e Aeronáutica e muitos deles são por meio de concursos públicos de âmbito nacional para as várias instituições de ensino, denominadas Academias, de cada uma das organizações militares que não são somente para combatentes(Infantaria), mas também para formação acadêmica como Engenheiros, Aviadores, Profissionais de Administração, Especialistas em Ciências Militares e Náuticas,
Os candidatos entre 17 e 23(limite de idade variado de acordo com o curso) passam pelo Exame de Escolaridade(prova escrita), Teste de Aptidão Física e Psicológica e Inspeção de Saúde. Os cursos tem duração entre 2 e 5 anos entre nível técnico e superior onde os aprovados ganham entre um e um salário mínimo e meio para estudar, além de alimentação, vestuário e assistência médica gratuitas.


Foto aérea da Academia da Força Aérea(AFA) em Pirassununga-SP.

Foto aérea da Escola Naval(EN) no Rio de Janeiro.


Texto produzido por Alicia Quintanilha. 

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Engenharia Ambiental 
O engenheiro agrícola projeta, implanta e administra técnicas e equipamentos utilizados à produção agrícola. Ele faz parte dos planejamentos e das construções de silos armazéns e estufas.
Tem sempre soluções inovadoras para melhorar a produção, está sempre atento aos acontecimentos e se preocupa muito com o meio ambiente.
É uma profissão de grande importância e que tem se expandido cada vez mais.

Colaboradores: Maria e Felipe

Ciências Humanas

   Letras   

  •       É o estudo da língua portuguesa e de idiomas estrangeiros e de suas respectivas literaturas. O profissional de Letras pesquisa e ensina o português e idiomas estrangeiros e a literatura brasileira e de outros povos. Em geral, ele se especializa em uma língua moderna, como inglês, espanhol, francês e alemão, mas também pode dedicar-se a línguas clássicas, como latim e grego. Essa é uma área em que é preciso estudar sempre, a fim de manter o domínio dos idiomas e estar atualizado com as novas expressões idiomáticas. O principal campo de trabalho para o licenciado está nas escolas de ensinos fundamental e médio ou de idiomas. Mas também há espaço em editoras, para fazer a preparação de originais e para revisar e traduzir textos, e nas áreas de interpretação e secretariado bilíngue. 


Letras Libras

  •       Cerca de dez instituições em todo o país oferecem o curso de Letras voltado para a Língua Brasileira de Sinas (Libras). Com essa habilitação, o licenciado pode dar aulas em escolas da educação básica para alunos surdos, além de orientar currículos sobre a metodologia de ensino da Língua Portuguesa para esse público. A UFMA, em São Bernardo (MA), oferece licenciatura interdisciplinar (li) em linguagens e Códigos. Após três anos de formação geral, o licenciado pode cursar mais um ano e obter mais um diploma de licenciatura em Letras, Música ou Artes Visuais.


Mercado de Trabalho

  •       “Há grande procura pelo aperfeiçoamento do aprendizado em língua portuguesa, em suas modalidades oral e escrita, bem como pela aprendizagem de línguas estrangeiras em geral”, diz Adriana Nogueira Accioly Nóbrega, coordenadora do curso na PUC-Rio. Isso aquece o mercado. Escolas, públicas e privadas, são os principais empregadores do licenciado. E o ensino do espanhol já é oferecido por muitas escolas desde o ensino fundamental. Estão aquecidas, também, a produção de texto técnico e acadêmico e a tradução para legendagem de filmes e softwares. As regiões Sul e Sudeste concentram as maiores oportunidades, mas o Norte, Nordeste e Centro-Oeste carecem de um número grande de profissionais. 


Salário inicial: R$ 1.567,00 é o piso para o magistério, por 40 horas semanais (fonte: MEC);


Colaboradores: Bianca Andrade ; Luara Nalielly ; Kássia Ribeiro

Carreiras Militares

E Aí, já pensou em ser militar? Pois é, entrar para as Forças Armadas não é uma opção ruim...
As Forças Armadas são organizações nacionais permanentes com base na hierarquia e disciplina, que constituem o poder militar do país. 



As Forças Armadas Brasileiras estão divididas entre o Exército, a Marinha e a Aeronáutica, que são as organizações responsáveis pela segurança do país. Em tempos de guerra, as Forças Armadas dos países que entra em ação para proteger seu território, porém, normalmente, elas contribuem para os avanços tecnológicos dos países.

Exército



O Exército Brasileiro(EB) é responsável pela segurança terrestre do país, é a Força que age nas missões especiais como a proteção de autoridades.
As principais instituições de ensino do Exército: Instituto Militar de Engenharia(IME), Academia Militar das Agulhas Negras(AMAN), Escola Preparatória de Cadetes do Exército(EsPCEx).

Marinha


A Marinha do Brasil(MB) é responsável pela segurança e poder náutico do país. Assim como sendo a maior Marinha da América Latina, a MB está entre as dez Marinhas mundiais a operar um porta-aviões e também é considerada uma das Marinhas mais fortes do mundo.
Principais instituições de ensino da Marinha são: Escola Naval(EN), Colégio Naval(CN), Escola de Aprendizes-Marinheiros(EAM).

Aeronáutica


A Força Aérea Brasileira é responsável pela segurança aérea do país como sendo a força que age nas missões de reconhecimento aéreo. Como a Marinha, a Aeronáutica é considerada a maior Força Aérea da América Latina, em contingente, quantidade de aviões e poder de fogo.
As principais instituições de ensino da Aeronáutica são: Academia da Força Aérea(AFA), Escola de Especialistas da Aeronáutica(EEAr), Escola Preparatória de Cadetes do Ar(EPCAr), Instituto Tecnológico Aeroespacial(ITA).



Texto produzido por: Alicia Quintanilha.



Ciências Humanas
As ciências humanas, devido às suas bases, assim como a condição humana em si, têm um caráter múltiplo: ao mesmo tempo em que engloba características teóricas em ramos tais como linguística, gramática e filosofia, engloba características práticas através do jornalismo, comunicação social e direito e também engloba características subjetivas, quando entra no ramo da arte.
Geralmente definida como uma ciência “não exata” e de grande margem subjetiva, as ciências humanas são também muito profundas, complexas e de grande importância na sociedade, afinal sem matemática e engenharia não se pode sobreviver, mas sem arte e sem


Medicina 


É a ciência que procura entender a natureza e motivos das enfermidade humanas, pesquisando sua cura e prevenção. O bem-estar humano é o assunto de análise do médico. Ele pesquisa e trata disfunções e afecções, escolhendo os melhores procedimentos para preveni-las e combatê-las. Para isso, tem de estar sempre bem informado a respeito de novas drogas e equipamentos que proporcionem aos pacientes os diagnósticos e os tratamentos mais avançados e eficientes. Com um conhecimento aprofundado dos órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, faz diagnósticos, pede exames, prescreve medicamentos e realiza cirurgias. Participa também de programas de prevenção e de planejamento da saúde coletiva. Há trabalho para o médico em hospitais, clínicas, postos de saúde e empresas. Grande parte atua também em consultório próprio. Pode trabalhar ainda como consultor em sites especializados, voltados para o exercício da medicina.
Mercado de Trabalho



Enquanto as grandes cidades contam com um grande número de médicos - e, por isso, são um mercado superconcorrido -, nos municípios menores e mais distantes, há grande carência. Tanto é que, recentemente, o governo federal anunciou um programa para incentivar a ida de médicos para regiões mais distantes dos grandes centros. "Nas capitais os salários são mais altos e a infraestrutura de atendimento é melhor do que nos municípios menos populosos e na periferia das metrópoles", diz o coordenador do internato do curso de medicina da Unicamp, Maurício Etchebehere. O coordenador salienta que a maior demanda vem do Sistema Único de Saúde (SUS), na área de assistência básica (postos de saúde e pronto-socorros). Uma área bastante aquecida é a de diagnóstico (patologia clínica e exames de imagem). Especialistas em emergência, anestesia, terapia intensiva e cirurgias de alta complexidade estão em falta. As chances de sucesso são maiores quando o profissional se associa a um hospital ou integra o corpo clínico de um plano de saúde. Isso elimina um problema típico de início de carreira: os altos custos de manutenção de um consultório particular.

Salário inicial: R$ 4.000,00 (fonte: profª. Mércia Ilias, da Famema).

Colaboradores: Ryan, Pedro, Hélio