Adoro a área de Exatas. Que curso devo fazer?
Bom eu adoro a área de Exatas, porém estou com dúvida sobre qual curso fazer. Preciso escolher minha faculdade, mas estou muito insegura e indecisa. Adoro matemática, química, finanças, enfim tudo relacionado a cálculos.
A classificação clássica das profissões nas categorias Exatas, Humanas e Biológicas pode auxiliar apenas em parte a identificação das profissões de seu interesse. Isso ocorre porque são categorias muito abrangentes, que englobam inúmeras profissões que muitas vezes guardam poucas semelhanças entre si e principalmente porque classificam as profissões pelas “atividades-meio”, como por exemplo o uso de modelos matemáticos no caso das ciências exatas.
Há formas melhores de classificar as profissões, determinadas pelas “atividades-fim”, ou seja, os objetivos delas. Por exemplo: Engenharia Agronômica e Gestão Ambiental aproximam-se pelo objetivo de operar ações no sentido de aproveitar e/ou preservar os recursos naturais como flora, fauna, recursos hídricos. Perceba que estas duas profissões não podem ser encaixadas no mesmo grupo da classificação tradicional.
Observe a classificação apresentada na seção “Profissões e Universidades” deste site. Além disso, faça uma profunda reflexão quanto a seus interesses em relação à intervenção que pretende realizar por meio de seu futuro trabalho e procure você mesma classificar as profissões em grupos que façam sentido para você e em que as profissões carreguem alguma identidade parcial entre si. Por exemplo: dar assistência física, social ou psicológica às pessoas, promover ideias ou produtos e convencer clientes ou consumidores de suas qualidades, desenvolver pesquisas para desenvolver novos conhecimentos científicos, envolver-se com a produção cultural e difundi-la da melhor forma, otimizar o funcionamento de organizações de trabalho públicas ou privadas.
Em todos estes campos seus interesses pelas ciências apontadas em sua questão podem estar presente de formas diferentes. Em síntese, faça uma extensa pesquisa sobre todas as profissões e tente imaginar-se envolvendo-se com os objetivos delas.
Colaborados:: Felipe Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário