quarta-feira, 12 de novembro de 2014

ESTRATÉGIAS E MÉTODOS DE ESTUDO 





Muitos dos problemas de aprendizagem existentes entre os estudantes são explicados pela ausência ou pelo uso inadequado de métodos de estudo e pela inexistência de hábitos de trabalho que favoreçam a aprendizagem.


Além disso, muitos jovens manifestam atitudes negativas em face do estudo, uma enorme desmotivação para as atividades escolares, dedicando-lhes muito pouco tempo.

Existem 4 elementos que tornam a aprendizagem mais suave e prazerosa e, quando aprimorados, os frutos são colhidos mais rapidamente e os resultados logo aparecem.

1. Concentração: ter capacidade de concentração (atenção) é essencial para colher resultados.

2. Memória: é a capacidade de adquirir, armazenar e recuperar informações disponíveis no cérebro.

3. Leitura efetiva: o bom leitor manifesta espírito crítico perante aquilo que lê. A leitura efetiva é feita com a inteligência e não só com os olhos.

4. Motivação: um estudante motivado concentra-se no trabalho e não se dispersa. Em geral, os adolescentes sentem-se mais motivados após a escolha profissional.


Alguns problemas de aprendizagem podem ser resolvidos com a utilização de estratégias e de métodos adequados. A estratégia e o método são indissociáveis.


1. Estratégia: envolve tudo que precede o estudo.

Exemplo: elaboração de uma grade de estudos e escolha do local.

2. Método: é o “como estudar”.

Exemplo: fazer resumo, gravar o áudio das aulas....


1. A Estratégia


a) Elaboração da Grade de Estudo

O estudante deve conciliar atividades esportivas, convívio familiar, lazer e outros com o tempo dedicado aos estudos. É necessário que se estabeleça uma escala de prioridades, fazendo uma gestão racional do tempo, dedicando a cada tarefa o tempo necessário.


No início do processo, é aconselhável que se monte uma grade de estudos com o auxílio de EDUCADORES (pedagogos, psicólogos, professores e orientadores educacionais), na presença de pais e alunos.


A participação dos pais e dos alunos (em conjunto) é importante, pois os mesmos trarão informações importantes, tais como horário das ocupações extraescolares, hábitos familiares, relógio biológico, componentes curriculares com maior dificuldade…


b) Local de Estudo

O ideal é que exista um local destinado apenas ao estudo. Deve-se identificar quais os estímulos do meio ambiente que podem contribuir para perturbar a sua atenção e, em seguida, imaginar estratégias para eliminá-los ou evitá-los.


Deve-se organizar o seu local de estudo tendo em conta os seguintes aspectos: 
estudar num local agradável (mas não excessivamente confortável) e com boa iluminação; 
ter todo o material necessário nesse local (evita interrupções); 
retirar do local de trabalho (ou desligar) tudo aquilo que puder servir de distração (ipod, celular, TV, computador...); 
não ficar irritado devido a barulhos suportáveis. 


2. O Método

“Todas as pessoas são capazes de aprender; o que difere uma pessoa da outra é como cada uma aprende.”

Métodos de estudos são técnicas que otimizam a aprendizagem, porém, variam de uma pessoa para outra. O ideal é cada pessoa criar seu próprio método de estudo. É muito importante que se pense sobre isso e que se reconsidere métodos que não estão sendo adequados. Um método eficiente de estudo desenvolvido durante a vida escolar será extremamente proveitoso durante toda a sua vida profissional.

Existem diversos métodos de estudos consagrados ao longo dos anos, que podem ser úteis ou não para você.

Todos esses métodos podem ser testados, modificados e aprimorados, de acordo com a sua necessidade e individualidade. 
Estudar fazendo resumo. 
Estudar grifando principais ideias. 
Estudar lendo em voz alta. 
Estudar e pedir alguém para tomar a lição. 
Gravar o áudio das aulas e ouvi-las posteriormente. 
Estudar em grupos. 
Estudar escrevendo cópias do resumo. 
Estudar consultando várias fontes e comparando-as. 
Outros. 


Muitas vezes, os alunos nos perguntam: “Professor, por onde e como devo começar para melhorar a minha aprendizagem?”

Resposta: o ponto de partida é sempre a atitude na sala de aula.
Colaboradores: Pedro Russel e Hélio Zózimo


ткани для вышиванияDesenvolvido por: Mix7

Nenhum comentário:

Postar um comentário