quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Ciências Humanas

   Letras   

  •       É o estudo da língua portuguesa e de idiomas estrangeiros e de suas respectivas literaturas. O profissional de Letras pesquisa e ensina o português e idiomas estrangeiros e a literatura brasileira e de outros povos. Em geral, ele se especializa em uma língua moderna, como inglês, espanhol, francês e alemão, mas também pode dedicar-se a línguas clássicas, como latim e grego. Essa é uma área em que é preciso estudar sempre, a fim de manter o domínio dos idiomas e estar atualizado com as novas expressões idiomáticas. O principal campo de trabalho para o licenciado está nas escolas de ensinos fundamental e médio ou de idiomas. Mas também há espaço em editoras, para fazer a preparação de originais e para revisar e traduzir textos, e nas áreas de interpretação e secretariado bilíngue. 


Letras Libras

  •       Cerca de dez instituições em todo o país oferecem o curso de Letras voltado para a Língua Brasileira de Sinas (Libras). Com essa habilitação, o licenciado pode dar aulas em escolas da educação básica para alunos surdos, além de orientar currículos sobre a metodologia de ensino da Língua Portuguesa para esse público. A UFMA, em São Bernardo (MA), oferece licenciatura interdisciplinar (li) em linguagens e Códigos. Após três anos de formação geral, o licenciado pode cursar mais um ano e obter mais um diploma de licenciatura em Letras, Música ou Artes Visuais.


Mercado de Trabalho

  •       “Há grande procura pelo aperfeiçoamento do aprendizado em língua portuguesa, em suas modalidades oral e escrita, bem como pela aprendizagem de línguas estrangeiras em geral”, diz Adriana Nogueira Accioly Nóbrega, coordenadora do curso na PUC-Rio. Isso aquece o mercado. Escolas, públicas e privadas, são os principais empregadores do licenciado. E o ensino do espanhol já é oferecido por muitas escolas desde o ensino fundamental. Estão aquecidas, também, a produção de texto técnico e acadêmico e a tradução para legendagem de filmes e softwares. As regiões Sul e Sudeste concentram as maiores oportunidades, mas o Norte, Nordeste e Centro-Oeste carecem de um número grande de profissionais. 


Salário inicial: R$ 1.567,00 é o piso para o magistério, por 40 horas semanais (fonte: MEC);


Colaboradores: Bianca Andrade ; Luara Nalielly ; Kássia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário