quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Métodos eficazes de estudo


Todos nós nos deparamos com a pressa de aprender ou com algo alguma matéria difícil de ser assimilada. Antes que você desista, talvez seja hora de mudar a tática e pensar em um método de estudo realmente eficaz, que melhor se adapte a sua rotina e forma de aprender. Veja algumas maneiras de aproveitar melhor o tempo de estudo sem perdê-lo com a internet e outras distrações corriqueiras:
Quantidade não é qualidade
A primeira regra para conseguir aproveitar o tempo de estudo é entender que quantidade não é qualidade. Não adianta você reservar quatro horas de estudo, por exemplo, se nesse tempo parou tudo o que estava fazendo para ler e-mails, viajar nas redes sociais  e responder mensagens. Na verdade, não importa quanto tempo você estudou, mas a atenção dedicada ao assunto. Por isso, desligue-se das distrações durante o horário de estudo e tente focar no que precisa. Assimilado o conteúdo, você terá tempo livre para aproveitar fazendo o que gosta.
Dividir conteúdo 
Se você separar a matéria a ser estudada em partes menores, ficará bem mais fácil de absorver as informações. A ideia é que antes de começar a estudar, você divida os assuntos em tópicos. Assim, o aprendizado por partes do assunto será bem mais rápido.
Recompensas
Para que estudar se torne algo mais prazeroso na rotina, você pode fazer um jogo consigo mesmo e assim, melhorar processo de aprendizagem. Funciona assim: você cria apostas e escolhe recompensas para elas, como por exemplo, presentear-se com algo que goste depois do objetivo atingido.
Intervalos
Como já foi dito anteriormente, mais valem duas horas de estudo dedicado do que quatro horas repletas de distrações. Então, em vez de estudar por horas a fio,  foque em períodos menores fazendo pequenos intervalos para descansar o cérebro e recarregar as energias.
Um dos métodos eficazes de gerenciamento é a Técnica Pomodoro. Nela, você divide seu tempo de estudo ou trabalho em 25 minutos de muito foco, chamados de pomodoro. Esses períodos devem ser intercalados com pequenas pausas de cinco minutos. Assim, você estabelece a tarefa, ativa o alarme, começa a estudar e só para quando der o sinal. Apesar de simples, a técnica ajuda a melhorar sua produtividade a perceber seus pontos fracos para modificá-los.
Colaborador:: Felipe Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário