quarta-feira, 26 de novembro de 2014

                                Técnicas de Estudo
         Na hora dos estudos, manter a concentração pode ser difícil. Mas como estudar e realmente aprender os conteúdos? A diversas formas de se preparar para os estudos, releitura, grifos, alternância entre matérias, há diversas formas de se preparar,como:
        - Grifos:  grifar textos está longe de ser a melhor forma de fixar o conteúdo, pois não exige esforço. Quando marcam textos, os estudantes não estão conectando ou criando conhecimento. A popular forma de estudo também apresenta outro problema: a dificuldade em definir o que é realmente essencial em uma matéria. Na hora dos estudos, sublinhar e marcar demais confunde mais do que ajuda.
       - Visualização ou associação com imagens: Muitos cursinhos preparatórios defendem a conexão entre imagens e textos, mas - segundo uma pesquisa - o resultado não é satisfatório quando se trata de textos longos. Ainda assim, os psicólogos americanos afirmam que o método ajuda na memorização de imagens.
       Um ponto negativo é que a transformação de imagens mentais em desenhos limita a imaginação. Muitos estudantes que leram textos não conseguiram inferir algo além do próprio texto quando criavam seus mapas mentais.
       - Resumos: Engana-se quem pensa que resumir tudo é a melhor forma de estudar para o vestibular. Um estudo provou que, para as provas escritas, resumos podem até ser efetivos. No entanto, para provas objetivas, como o Enem, a utilidade é mínima, apesar de ainda ser melhor do que grifar textos. Intuitivos, os resumos são a forma mais imediata de diminuir conteúdos muito extensos. Mas é preciso estar alerta na hora de resumir, principalmente quando não se tem prática, pois pontos importantes podem ser perdidos.
       -Auto-explicação:Uma forma popular e efetiva é a auto-explicação. Durante o estudo de um conteúdo, é bom tentar explicá-lo a si mesmo, com suas próprias palavras. Explicar sem "decoreba" ajuda a fixar o assunto, em especial os mais abstratos.
       Deixar a auto-explicação para depois do estudo não é recomendado, porque é mais fácil esquecer as informações, o que pode comprometer sua explicação e - consequentemente - o seu entendimento.
       -Elaboração de perguntas: Esse método consiste em desenvolver explicações para que determinados fatos do texto sejam verdadeiros. Segundo o estudo, tentar descobrir o porquê das coisas faz o cérebro se esforçar mais. No entanto, você deve saber minimamente sobre o tema que está estudando, para questioná-lo de forma inteligente. Nos estudos, é bom descobrir a origem e causas dos acontecimentos. A elaboração de perguntas é muito útil na preparação para redações e questões discursivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário